O Plano Ideal para Você e sua Família

Gerindo seu Futuro Financeiro

A LUTERPREV é especialista em previdência privada, uma das formas mais efetivas e flexíveis de garantir qualidade financeira na aposentadoria e/ou, ainda, a realização daqueles sonhados projetos pessoais e familiares.

Com benefícios fiscais, nossos planos são eficientes ferramentas para fazer frente aos riscos e desafios econômicos que a vida traz.

Planos para Empresas e Organizações

Fidelizando e Retendo os Talentos de sua Empresa

A previdência privada é sempre um benefício desejado e valorizado pelos colaboradores das empresas, independente de seu porte – de grandes indústrias a pequenos estabelecimentos de serviços. A LUTERPREV disponibiliza planos em diferentes modalidades – averbado e instituído, com termos de resgate e benefício à escolha da organização contratante.

Nossos planos corporativos são uma consistente ferramenta para reter os talentos de sua empresa, oferecendo-lhes a possibilidade de uma renda complementar em sua aposentadoria.

O que é Previdência Privada?

É um sistema composto por entidades do setor privado que formatam e comercializam planos complementares de previdência, semelhantes aos da previdência social. O trabalho dessas entidades é regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP). Quem, voluntariamente, adquire um plano, contribui por um determinado período, acumulando recursos para sua aposentadoria e/ou para outros projetos pessoais e familiares. De acordo com o regulamento do plano contratado, poderá revertê-lo em resgates ou em renda vitalícia, temporária, por prazo certo ou sob outras modalidades. Há também planos específicos para cobertura de riscos de morte e invalidez, por exemplo.

PRGP

Quem contrata um Plano de Remuneração Garantida e Performance (PRGP), conhece a rentabilidade que terá em todo o período de investimento e o valor que estará acumulado no momento da aposentadoria, considerando a realização de todas as contribuições mensais previstas. Neste plano, a LUTERPREV cobre a taxa de inflação e oferece, ainda, juros reais, que são definidos na contratação do plano. Na administração desses planos, a LUTERPREV também investe os valores aplicados pelos clientes num Fundo de Investimento Especialmente Constituído (FIE). Aqui, porém, o investimento é fortemente concentrado em títulos públicos, com rentabilidade igualmente atrelada ao índice de preços mais uma taxa real de juros garantida.

Benefício Fiscal

Quem investe no futuro com um plano de previdência privada com coberturas que se assemelhem à previdência oficial, tem incentivo do Imposto de Renda. Do valor total de suas contribuições, a pessoa física pode deduzir até o limite de 12% de sua renda bruta anual. Isso quer dizer que quanto maiores os recursos aplicados nos planos PRGP COMBOFLEX, PGBL e Pensão ao Cônjuge da LUTERPREV, menor será a base de cálculo do seu Imposto de Renda.

Empresas que investem em planos de previdência privada para seus colaboradores também têm incentivo fiscal. Suas contribuições podem ser deduzidas como despesa operacional para fins de apuração do IRPJ e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL). Isso pode ser feito até o limite de 20% da folha salarial dos participantes do plano de aposentadoria, considerando cada período de apuração, conforme a Lei 9.532/97.

Outro atraente item para empresas é poder oferecer o benefício a seus colaboradores livre de encargos trabalhistas, que não incidem sobre o valor das contribuições da empresa aos planos de previdência privada.

Simule aqui o seu benefício fiscal para a declaração do IRPF exercício 2014

Regimes Tributários – Imposto de Renda (IR)

No momento da contratação do plano de aposentadoria LUTERPREV, sem prejuízo ao benefício fiscal da dedução da base de cálculo do IR em função das contribuições ao plano, é possível optar entre dois regimes tributários:

TABELA PROGRESSIVA
Sobre o valor dos resgates, há tributação fixa de 15% na fonte, independente do valor requerido. Já os benefícios de aposentadoria são tributados na fonte conforme a tabela progressiva do IR. Em ambos, os valores retidos poderão ser compensados na Declaração de Ajuste Anual do IR.

Base de Cálculo (R$) Alíquota (%) Parcela a Deduzir do IR (R$)
Até 1.710,78 - -
De 1.710,79 até 2.563,91 7,5 128,31
De 2.563,92 até 3.418,59 15 320,60
De 3.418,60 até 4.271,59 22,5 577,00
Acima de 4.271,59 27,5 790,58

TABELA REGRESSIVA
Possibilita que o resgate e/ou benefício de aposentadoria tenham tributação reduzida de acordo com o prazo de acumulação de cada contribuição. A retenção de IR ocorre de forma definitiva, sem compensação na Declaração de Ajuste Anual do IR. Trata-se de um regime formatado para diminuir a tributação quando os recursos permanecem investidos no plano por longo prazo.

EVENTO Alíquota do Imposto de Renda Retido na fonte Valor Retenção IR
RESGATES* ou BENEFÍCIOS(Renda de aposentadoria) 35% se sua contribuição tiver sido feita entre 0 e 2 anos Qualquer Definitiva (Sem compensação na Declaração Anual de Ajustes)
30% se sua contribuição tiver sido feita entre 2 e 4 anos
25% se sua contribuição tiver sido feita entre 4 e 6 anos
20% se sua contribuição tiver sido feita entre 6 e 8 anos
15% se sua contribuição tiver sido feita entre 8 e 10 anos
10% se sua contribuição tiver sido feita a mais de 10 anos