Buscar Notícias
17/09/2015 Aposentadoria: um assunto que deveria estar na cabeça de todos os brasileiros, mas é deixado de lado

O tema aposentadoria deveria ser uma das preocupações constantes dos brasileiros, porém não é.

Uma coisa é fato: nós brasileiros estamos vivendo mais do que as gerações anteriores. Segundo projeções do IBGE, a expectativa de vida dos brasileiros cresce a cada ano. Em 2013, a expectativa ao nascer subiu para 74,9 anos.

Inúmeros são os motivos deste incremento na longevidade brasileira, e não é objeto deste artigo esmiuçar as reais causas do aumento na expectativa de vida.

Algumas questões que talvez sejam mais importantes são: como você pretende atravessar a sua aposentadoria? O benefício pago pelo INSS será suficiente para minhas futuras necessidades? Será que minha única fonte de renda na melhor idade será obrigatoriamente a previdência social?

Uma verdade entristecedora é que poucos brasileiros possuem as respostas a estas perguntas. Arrisco dizer, quase com toda a certeza do mundo, que a maioria esmagadora nem sequer pensa sobre como estará sua situação financeira daqui a cinco anos.

Apesar da crise, vivemos um momento ímpar na possibilidade de auferir ganhos no longo prazo. Traduzindo: esta é a melhor época para se iniciar um plano de aposentadoria por conta própria. E muito poucos aproveitarão esta janela, que não durará tanto tempo.

Portanto, se você assim como eu, se preocupa com o futuro, procure se informar sobre como inicar um planejamento de sua aposentadoria, que não será compartilhada com outros beneficiários: será apenas sua. Pense nisso.