Buscar Notícias
29/01/2015 Sensação de prazer leva boa parte dos brasileiros a consumir

SÃO PAULO - O que leva alguém a comprar determinado produto ou serviço? Para metade dos brasileiros, a sensação de prazer é um fator preponderante na hora de tomar a decisão, segundo uma pesquisa do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e do portal de educação financeira Meu Bolso Feliz. Conforme o levantamento, realizado com 620 pessoas das 27 capitais brasileiras, entre as classes A e B, esse percentual é maior e alcança 68%. Ou seja, para sete em cada dez brasileiros dessas classes sociais, o consumo está ligado a sensações prazerosas.
Entre as experiências consideradas positivas, os entrevistados citaram relaxar (47%), prazer de comprar (43%), melhora de humor (37%), satisfação pessoal (35%). Embora os fatores emocionais tenham sido os mais relevantes, também foram mencionados os aspectos mais técnicos e financeiros ligados à compra, como preço (44%), promoções (37%), além da qualidade, marca ou modelo (21%) do que se deseja comprar.
Segundo o estudo, as questões financeiras ainda têm bastante influência na tomada de decisão dos consumidores. Para 88% dos ouvidos, o preço é o principal motivo que justifica uma compra, seguido por promoções e liquidações (78%), qualidade do produto ou serviço (71%) e facilidades de pagamento (51%). Mas os entrevistados também apontaram o apelo das vitrines como um fator decisivo para a compra - citado por 12% dos entrevistados.

Arrependimento

Seduzidos pelo consumo por impulso, é comum que as pessoas se arrependam passada a euforia da compra. Segundo a pesquisa, entre os motivos que levam os consumidores a se arrependerem estão alteração no planejamento financeiro, gasto sem proveito e dívidas adquiridas. Como não há um controle mais rígido das finanças, muitas compras tendem a fugir do limite da renda mensal. O resultado é o rombo nas contas pessoas e, consequentemente, um sentimento de culpa pela situação.
 

Autor / fonte: Valor Econômico Link Relacionado: http://www.valor.com.br/financas/3879960/sensacao-de-prazer-leva-boa-parte-dos-brasileiros-consumir Tags: consumismo, brasileiros
Compartilhe: