Buscar Notícias
17/11/2014 Brasileiros querem se aposentar mais tarde

Percentual de brasileiros que considera a idade ideal para a aposentadoria após os 55 anos aumentou de 32% para 46%.

A idade ideal para a aposentadoria mudou para os brasileiros. Em 2007, apenas 32% consideravam parar de trabalhar depois dos 55. Na pesquisa divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nessa semana, o percentual subiu para 46%. O número de pessoas que contribuem com o INSS subiu de 38% em 2007 para 55% em 2014, devido a crescente formalização do mercado de trabalho. Entre os entrevistados que estão na ativa, 54% esperam contar com a aposentadoria do INSS como principal fonte de renda no futuro e 8% já se preparam para complementar o rendimentos com previdência privada.

A pesquisa, realizada com 2002 pessoas com diferentes perfis sociais, também aponta que a preocupação com a busca por rendas adicionais à aposentadoria do INSS aumentou. Em cada dez brasileiros, quatro não contam com o benefício para se manter depois de parar de trabalhar. Dentre os entrevistados ainda não aposentados, 17% pretendem recorrer a alguma combinação de outras fontes de renda. 
Outro dado levantado pelo estudo é de que 73% dos brasileiros querem reforma previdenciária.

– A pesquisa mostra que a população brasileira percebe que deve mudar. A reforma precisa ser feita, pois o envelhecimento da população tornará inviável a manutenção das regras previdenciárias atuais – afirma o economista Mário Sérgio Teles.

Autor / fonte: Zero Hora Link Relacionado: http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/vida/melhor-idade/noticia/2014/11/brasileiros-querem-se-aposentar-mais-tarde-4642658.html Tags: brasileiros, aposentadoria, idade
Compartilhe: