Buscar Notícias
29/08/2014 Até 2030, a população do Rio Grande do Sul deverá crescer apenas uma Canoas

No Estado e em todo o Brasil, o número de habitantes continua aumentando, mas o ritmo diminui anualmente. No RS, quantidade de moradores começa a cair em 16 anos.

Em 16 anos, a população do Rio Grande do Sul deverá crescer em torno de 335 mil pessoas, quase o número atual de moradores de Canoas. A projeção foi divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

– A taxa de fecundidade (número médio de filhos por mulher) caiu novamente no Estado, como vem ocorrendo há três décadas. Hoje, é bem baixa (1,58), inferior à taxa natural de reposição (2 filhos), que seria o ponto de equilíbrio – diz o supervisor de informações do IBGE no Estado, Ademir Koucher.

Em razão da queda do índice de fecundidade, a projeção é de que, em 16 anos, a população gaúcha comece a encolher, em percentual estimado de -0,01. O chamado "crescimento negativo" é um fenômeno já experimentado por países europeus como Portugal, Alemanha, Grécia e Itália.

Êxodo rural também preocupa prefeitos

Com uma das taxas de fecundidade mais baixas do mundo, Portugal registrou também a menor taxa de natalidade da União Europeia em 2013, abaixo da taxa de mortalidade. Em um ano, o país viu a sua população encolher em 60 mil habitantes. Na Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), o fenômeno é visto com preocupação.

– O êxodo rural está diminuindo ainda mais a população dos pequenos municípios do Interior. Precisamos combater essa queda para desenvolver a economia gaúcha – afirma o presidente da entidade, Seger Menegaz (PMDB), prefeito de Tapejara.

O Rio Grande do Sul é o quinto Estado com a maior população (11,2 milhões) – alta de 0,38% em relação a 2013. São Paulo é o mais populoso (44 milhões) e Roraima, o menos (496,9 mil habitantes).

Porto Alegre – 10ª maior cidade do país, com 1,47 milhão de pessoas – foi a que teve menor crescimento: 4.666 pessoas (0,32%).

Autor / fonte: Zero Hora Link Relacionado: http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticias/noticia/2014/08/ate-2030-a-populacao-do-rio-grande-do-sul-devera-crescer-apenas-uma-canoas-4586111.html Tags: população, fecundidade, crescimento
Compartilhe: