Linha da Vida

Nossa história, ano a ano, está reconstituída aqui. Além dos fatos diretamente relacionados à LUTERPREV, encontre um resumo do que aconteceu no Brasil e no mundo em cada período.

  • 1922 – Criada a antecessora da LUTERPREV, Pensions Kasse der Riograndense Synode (PKS), Caixa de Pensões do Sínodo Riograndense, para cuidar da Previdência dos pastores evangélicos de confissão luterana.

    Em 1922, foi criada a Pensions Kasse der Riograndense Synode (PKS), Caixa de Pensões do Sínodo Riograndense, destinada a atender às necessidades de previdência dos pastores evangélicos de confissão luterana que chegaram ao Rio Grande do Sul ao longo dos anos, desde o início da imigração alemã, em 1824. LUTERPREV, agora inovadoramente aberta ao público em geral, não mais sendo apenas e exclusiva do clero, é fundada em 1993, tornando-se sucessora deste processo histórico.

    A comunidade alemã, formada a partir de 1824, com a chegada das primeiras levas de imigrantes, cerca de 300 mil nos primeiros 50 anos, já estava distribuída por vários pontos do estado em 1922. Gerara filhos e netos em solo brasileiro, mas fazia questão de manter seus costumes, tradições e, principalmente, sua cultura religiosa. Por isso, a presença de pastores, trazidos da Alemanha, teve papel fundamental no desenvolvimento e na manutenção das comunidades responsáveis pelo processo de colonização do Rio Grande do Sul.

    Todos tinham motivos de sobra para comemorar o centenário da Imigração Alemã que ocorreria em 1924. Afinal, para o Estado, a presença alemã significou a criação de uma nova classe de cidadãos, principalmemte nas localidades afastadas dos centros urbanos. Vindos de uma Alemanha dividida em ducados, reinados e principados, na qual só o idioma os relacionava (a unificação alemã viria apenas em 1871), mesmo pobres, os imigrantes traziam em sua bagagem habilidades, livros, instrumentos musicais, tradições culturais e, boa parte deles, a religião luterana.

    Naquele início do século XX, o Rio Grande do Sul ocupava a terceira posição na economia do Brasil, com 1.149.070 habitantes, mais da metade, analfabetos.

    No Brasil e no mundo

    Enquanto isso, o centro do País vivia o burburinho causado pelos modernistas. No Teatro Municipal de São Paulo, um grupo de artistas plásticos, músicos, poetas e escritores protagonizava a Semana de Arte Moderna, de 11 a 18 de fevereiro de 1922. Os modernistas rompiam com a arte tradicional, buscando a vanguarda que já dominava os salões europeus, mas faziam questão de que, aqui, ela tivesse tempero e sotaque nacional.

    No mundo, o Egito se tornava um país independente, o Império Otomano era oficialmente extinto, levando com ele o sultanato, se formava a União Soviética, nasciam, em Portugal, o escritor José Saramago, e no Brasil, Leonel de Moura Brizola. Também em 1922, morria o inventor do telefone, Alexander Graham Bell.

    Luterprev 20 anos
  • Em 1º de outubro, fundação da LUTERPREV - Entidade Luterana de Previdência Privada, instituída para atender o mercado em geral.

    Em 1º de outubro, fundação da LUTERPREV - Entidade Luterana de Previdência Privada, instituída para atender o mercado em geral. Como sucessora da Pensions Kasse der Riograndense Synode (PKS) - Caixa de Pensões do Sínodo Riograndense - de 1922, a entidade foi criada com o patrocínio e o incentivo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil IECLB e da Rede Sinodal de Educação. A iniciativa trazia como inovação o fato de oferecer soluções previdenciárias antes exclusivas do clero ao mercado em geral.

    Como uma contribuição pública, a LUTERPREV nasceu com a ideia de complementar a aposentadoria oficial (INSS) e ajudar a garantir um futuro digno a seus associados por meio da previdência privada, de acordo com os princípios da Igreja. Assim, foi constituída, tendo como missão “Prover renda às pessoas”. Rolf Droste, Everson Oppermann e Leomar Guilherme Imhoff foram seus primeiros diretores, geral, de gestão empresarial e de previdência, respectivamente. O Conselho Deliberativo era presidido por Heiner Jochen Georg Lothar Dauch, empresário de São Paulo, já falecido.

    No Brasil e no mundo

    Enquanto isso, naquele ano, os brasileiros foram às urnas para decidir qual a forma de governo queriam: presidencialismo, parlamentarismo ou monarquia. O presidencialismo venceu e, no mesmo ano, Ayrton Senna vencia pela segunda vez o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Aos 85 anos de idade, o presidente da Academia Brasileira de Letras, Austregésilo de Athayde, falecia, depois de 34 anos à frente da entidade. A Chacina da Candelária, quando cerca de 70 crianças e adolescentes foram baleados por policiais militares no Rio de Janeiro, envergonhava a sociedade brasileira, e a unidade monetária vigente passou a ser o Cruzeiro Real, então equivalente a 1 mil cruzeiros. No mês de dezembro, o ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, anunciava um programa de estabilização econômica. No ano seguinte, ele organizaria a criação do Plano Real, que, em 1995, o ajudaria a subir a rampa do Palácio do Planalto.

    Luterprev 20 anos
  • A LUTERPREV recebe autorização de funcionamento do Ministério da Fazenda, por meio da portaria nº 182, de 27 de junho.

    A LUTERPREV recebe autorização de funcionamento do Ministério da Fazenda, por meio da portaria nº 182, de 27 de junho. Foi a última entidade aberta de previdência privada sem fins lucrativos a ser autorizada a atuar no Brasil. Se iniciam os preparativos para elaborar o primeiro plano de previdência privada com o selo LUTERPREV, aprovado para comercialização somente no final do ano seguinte. Desde sua fundação, em 1993, foram longos três anos e meio para que a entidade pudesse, finalmente, operar. Houve muito desgaste interno e, não fossem a persistência e a firmeza dos dirigentes da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e da Rede Sinodal de Educação, patrocinadoras da iniciativa, e da própria Luterprev, talvez a operação nunca tivesse sido iniciada.

    No Brasil e no mundo

    A cinco anos do fim do século XX, com 55% dos votos, Fernando Henrique Cardoso se elegia presidente do Brasil, colhendo os frutos plantados como ministro da Fazenda, no governo anterior. Na gestão do presidente Itamar Franco, FHC conseguiu estabilizar a economia do País com a criação do Plano Real e uma série de outras medidas. Nas urnas, derrotou o líder sindical Luiz Ignácio Lula da Silva, tornando-se o presidente do Brasil, feito que repetiria em 2008.

    No mundo, as Nações Unidas declaravam 1995 o Ano da ONU para a Tolerância, enquanto Áustria, Finlândia e Suécia ingressavam na União Europeia, e, em Kobe, no Japão, um terremoto matava mais de seis mil pessoas. No Reino Unido, um grande susto que repercutia no mundo inteiro: o Barings Bank perdia milhões de dólares em atividades de especulação na Bolsa de Tókio, obra do corretor Nick Leeson. Naquele ano, era também criado o Yahoo!, Alberto Fujimori se reelegia na presidência do Peru e Carlos Menem na da Argentina. Na França, Jacques Chirac se tornava presidente, depois de derrotar o socialista Lionel Jospin. A matriarca dos Kennedy, Rose, morria aos 105 anos de idade, depois de sobreviver a várias tragédias familiares. Também se foram Yitzhak Rabin, primeiro-ministro de Israel, e Adolpho Bloch, editor da extinta Revista Manchete.

    Luterprev 20 anos
  • A LUTERPREV recebe aprovação de seu primeiro plano de aposentadoria.

    A LUTERPREV recebe aprovação de seu primeiro plano de aposentadoria em dezembro e se prepara para entrar no mercado, o que se dá já em janeiro do ano seguinte. O plano era o Fundo Gerador de Benefícios (FGB), com remuneração mínima garantida de IGP-M mais 6% de juros e a utilização da tábua atuarial AT49. O FGB foi comercializado até 2004, quando foi substituído por outras modalidades.

    Para fazer frente aos desafios que se iniciavam naquele momento, a organização passa a ocupar a sede onde permanece até hoje, na Avenida Carlos Gomes, em um nobre bairro da capital gaúcha. Ulrico Sperb, pastor secretário da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) é eleito presidente do Conselho Deliberativo da organização, exercendo, durante largo tempo, cumulativamente, também a função legal de diretor-geral, sem receber remuneração.

    No Brasil e no mundo

    Neste ano, as taxas de inflação continuaram caindo, como resultado da implantação do Plano Real, e o crescimento econômico é sentido em diversas áreas. Em 1996, um ano bissexto, o Banco central do Brasil criava o Comitê de Política Monetária (Copom), a Taxa Básica (TBC) e a Taxa de Assistência (TBAN).

    Internacionalmente, Bill Clinton e Boris Iéltsin eram reeleitos para a presidência, dos Estados Unidos e da Rússia, respectivamente. Foi um ano de muitas mortes, com perda de figuras importantes. No Brasil, morreram Ernesto Geisel, o 32º presidente do Brasil, Sarah Kubitschek, viúva do ex-presidente Juscelino, o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu e o músico Renato Russo. No mundo, se foram François Mitterrand, que presidiu a França de 1981 a 1995, o versátil Gene Kelly, que encantou gerações com sua legendária performance em Cantando na Chuva, o ator Marcello Mastroiani, a cantora Ella Fitzgerald e o cientista e escritor Carl Sagan.

  • A LUTERPREV ingressa no mercado e inicia a comercialização de seu plano de aposentadoria.

    A LUTERPREV ingressa no mercado e inicia a comercialização de seu plano de aposentadoria. Internamente, o trabalho se intensificou, com a contratação de mais colaboradores e o estabelecimento de uma estrutura enxuta e profissional o suficiente para fazer frente aos desafios que passam a fazer parte do dia a dia da organização, num mercado extremamente competitivo, muito diferente dos meios eclesiásticos. Neste ano, 100% dos clientes de planos individuais, eram pessoas físicas ligadas ao clero da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Em 2013, com a expansão dos negócios e a conquista de novos mercados, apenas 6% dos planos pertencem a pastores e pastoras, diaconisas e outras pessoas diretamente ligadas à Igreja. Os 94% restantes de clientes foram captados no mercado.

    Neste mesmo ano, a LUTERPREV tem seus primeiros aposentados. São pastores e esposas de pastores da IECLB que fizeram aportes únicos e passaram a contar com renda imediata. A maior parte deles migrou do Fundo Especial de Ressarcimento e Amparo Previdenciário (FERAP), anteriormente mantido pela IECLB para dar assistência previdenciária aos membros do clero.

    No Brasil e no mundo

    Já no mundo, em 1997, a Bolsa de Valores de Tókio caia 10,4%, causando consideráveis quedas nos demais pregões do mundo, enquanto 2,5 milhões de pessoas assistiam estarrecidas, pela tevê, ao funeral da princesa de Gales, Diana, tragicamente morta num acidente de carro ao lado de seu namorado, o empresário egípcio Dodi Al-Fayed. O tenista Gustavo Kuerten comemorava seu primeiro título em Roland Garros e o primeiro livro da saga Harry Poter era lançado. Entre os mortos, o índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, assassinado por cinco estudantes em Brasília, o secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Deng Xiaoping, o estilista italiano Gianni Versace, assassinado, e a missionária católica Madre Teresa de Calcutá.

  • A LUTERPREV dá boas-vindas ao seu primeiro cliente corporativo e lança seu segundo plano.

    A LUTERPREV dá boas-vindas ao seu primeiro cliente corporativo e lança seu segundo plano. O Colégio Pastor Dohms, da Rede Sinodal de Educação, cujas origens remontam à década de 1950, com a união de escolas comunitárias de origem alemã, passa a proporcionar a opção de planos de aposentadoria LUTERPREV a seus colaboradores. Oficialmente batizada com sua atual denominação em 2000, hoje, a Rede Sinodal é composta por 59 instituições, entre escolas e centros de ensino superior, em seis estados, somando 36 mil alunos. A maior concentração de escolas Sinodal se dá no Rio Grande do Sul, com 42 instituições, seguido por Santa Catarina, com 10. Todas mantêm a mesma identidade confessional, seguindo as diretrizes educacionais evangélico-luteranas, estabelecidas pela IECLB.

    Já familiarizada com o mercado e com o crescimento de seu plano de estreia, o Fundo Gerador de Benefícios (FGB), a LUTERPREV lança seu segundo produto: Plano de Pecúlio por Morte, ainda comercializado. O plano visa ao recebimento único de cobertura em dinheiro para os beneficiários em caso de morte. Com contribuições semestrais, assegura suporte financeiro imediato, não precisa ser inventariado e também não tem incidência de Imposto de Renda. Rolf Droste, que estava à frente da direção-geral da LUTERPREV desde 1993, passa o cargo a Alfredo Gutjahr, e Seno Leonhardt assume a presidência do Conselho Deliberativo.

    No Brasil e no mundo

    Neste ano, o mundo virtual ganhava um aliado revolucionário, o hoje indispensável Google, e a norte-americana FDA aprovava a comercialização do Viagra, primeira droga com efeito comprovado sobre a impotência masculina. A Copa do Mundo de Futebol, na França, deu ao time anfitrião, que venceu a Seleção Brasileira na final, o título. No Brasil, Fernando Henrique Cardoso se elegia com 53% dos votos, derrotando Luiz Inácio Lula da Silva. Pela primeira vez, algumas cidades usavam as urnas eletrônicas para o pleito.

    Em 1998, a música perdia Tim Maia e Frank Sinatra, e o cinema, o diretor japonês Akira Kurosawa. Também morria o astronauta norte-americano Alan Shepard, que, em 1961, a bordo do Freedon 7, se tornou o segundo homem a viajar pelo espaço. O primeiro havia sido o russo Yuri Gagarin, poucos meses antes, a bordo do Vostok I.

  • A LUTERPREV lança mais um produto: Plano de Pensão por Morte, que segue sendo comercializado.

    A LUTERPREV lança mais um produto: Plano de Pensão por Morte, que segue sendo comercializado. Ele garante renda mensal vitalícia para o cônjuge ou companheiro (a) a partir do falecimento do (a) associado (a). Neste ano, o número de clientes aumenta gradativamente, e a entidade começa a se tornar conhecida também fora dos círculos da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), patrocinadora de sua criação juntamente com a Rede Sinodal de Educação.

    No último ano do século XX, alguns temem pelo “fim do mundo”, mobilizando comunidades e atenções na mídia. No Colorado, Estados Unidos, ocorre o Massacre de Columbine, impetrado por dois adolescentes, resultando em 13 mortos e mais de 20 feridos. Na Turquia, um terremoto mata 17 mil pessoas e na Rússia, o presidente Bóris Yeltsin, renuncia. No primeiro dia de 1999, Fernando Henrique Cardoso tomava posse para cumprir seu segundo mandato e, logo depois, o governador de Minas Gerais, Itamar Franco, decretava moratória, suspendendo por 90 dias o pagamento das dívidas de seu Estado. O FMI teme um calote brasileiro e a bolsa de Nova York despenca. O maior blecaute da história atinge dez estados brasileiros e deixa 76 milhões de pessoas às escuras. A construtora Encol, até tem sua falência decretada e o Ministério da Defesa é criado para substituir as pastas do Exército, Marinha, Aeronáutica e do Estado-Maior das Forças Armadas. A Brahma e a Antárctica se fundem, criando a AmBev. Em Brasília, partidos de oposição conduziam a Marcha dos 100 Milhões em protesto contra o governo. Neste ano, morreram o rei Hussein da Jordânia, o cineasta Stanley Kubrick, que legou ao mundo o legendário 2001 – Uma Odisseia no Espaço, os dramaturgos Dias Gomes e Plínio Marcos, Akio Morita, um dos fundadores da Sony, a fadista portuguesa Amália Rodrigues, o poeta e diplomata João Cabral de Melo Neto, autor do clássico Morte e Vida Severina, e o ex-presidente João Figueiredo.

  • O pastor Ulrico Sperb assume como diretor-geral da LUTERPREV e permanece no cargo até 2005.

    O pastor Ulrico Sperb assume como diretor-geral da LUTERPREV e permanece no cargo até 2005. Presidente do Conselho Deliberativo da entidade desde 2001, ele passa a acumular os dois cargos, trabalhando voluntariamente, sem remuneração.

    No Brasil e no mundo

    O presidente George W. Bush assumiu a presidência dos Estados Unidos em janeiro, e o ano entra definitivamente para a história em 11 de setembro, com o atentado que derrubou as torres gêmeas do World Trade Center em Nova York, e atingiu a sede do Pentágono, em Washington. Foragido da justiça britânica, Ronald Biggs deixa o Rio de Janeiro depois de 31 anos e se entrega à polícia em Londres. Silvio Berlusconi se elege primeiro-ministro da Itália, carregando consigo partidos neofacistas e xenófobos, enquanto, na Inglaterra, o trabalhista Tony Blair parte para seu segundo mandato. Kofi Annan é reeleito para o cargo de secretário-geral da ONU, que, neste ano, a pedido do Brasil, aprova o início da quebra de patentes dos medicamentos para tratamento da Aids. Uma rebelião envolve presos de 25 estabelecimentos em São Paulo, assustando o País, os brasileiros passam a contar com a cédula de R$2,00 e a Microsoft lança o sistema operacional Windows XP. Entre os que morreram em 2001, estão a cantora Cássia Eller, o escritor Jorge Amado, o governador de São Paulo Mario Covas, os atores Anthony Quinn e Jack Lemmon, o ex-guitarrista dos Beatles George Harrison, o cirurgião sul-africano Christian Barnard, responsável pelo primeiro transplante de coração realizado no mundo, em 1967, e o economista e diplomata Roberto Campos.

  • Com a aprovação de seu Conselho Deliberativo, a LUTERPREV cria seu Projeto de Educação Financeira (PEF), e lança seu informativo LUTERPRESS.

    Com a aprovação de seu Conselho Deliberativo, a LUTERPREV cria seu Projeto de Educação Financeira (PEF), e lança seu informativo LUTERPRESS. A educação financeira ainda não era um termo corrente, nem na sociedade, nem nas escolas e nem na mídia. Mas como a organização sempre teve como missão prover renda às pessoas, ajudando a que se preparem para o futuro, já sabia da importância da educação financeira para a construção da cidadania plena. Por isso, neste ano, formata e institui seu pioneiro Projeto de Educação Financeira, depois transformado em Programa de Educação Financeira, destinado a alunos de escolas e colaboradores de empresas clientes, com o objetivo de levar-lhes ensinamentos e propor-lhes atividades que despertem neles a compreensão de sua realidade financeira. A primeira escola a aderir ao PEF, aceitando o desafio de levar a educação financeira aos seus alunos foi o Instituto de Educação de Ivoti (IEI), da cidade gaúcha de Ivoti, que integra a Rede Sinodal de Educação.

    Hoje, o PEF está em andamento em 18 instituições de todos os níveis de ensino, da educação infantil ao superior, no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a maior parte delas da Rede Sinodal de Educação. Mas a presença de instituições laicas se acentua, a exemplo do Colégio Farroupilha, um dos mais tradicionais da capital gaúcha. O PEF é integralmente patrocinado pela LUTERPREV, que orienta sua implantação nas escolas e organiza cursos de capacitação de professores, com a participação do Conselho Regional de Economia do RS (Corecon/RS) e da Fundação Luterana de Diaconia (FLD). Empresas clientes de outras áreas podem contar com palestras e encontros específicos para seus colaboradores.

    Também em 2002, para aproximar-se de seus públicos, a LUTERPREV lança seu informativo, o LUTERPRESS, que segue sendo publicado semestralmente, nos meses de maio e novembro. Clientes, formadores de opinião, entidades e parceiros recebem exemplares e as edições são disponibilizadas para consultas no site da LUTERPREV.

    No Brasil e no mundo

    Foi ano de Copa e, pela primeira vez, dois países, Japão e Coreia do Sul, dividiram o posto de sede do Mundial de Futebol. O Brasil derrotou a Alemanha na final e foi pentacampeão, sob o comando de Luiz Felipe Scolari. Ano também de eleições, com vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, e de disparada do dólar, que chegou a R$4,00, o maior valor da história do Real. A violência, de diversas origens, mostrou seu rosto; foram assassinados o prefeito de Santo André, SP, Celso Daniel, o jornalista Tim Lopes, e o casal Richthofen, e sequestrado o publicitário Washington Olivetto. O mundo perdia Mário Lago, ator e compositor brasileiro, autor de Ai, que saudades da Amélia, o ecologista José Lutzenberger e o “mulatólogo” Oswaldo Sargentelli. Em Moscou, rebeldes chechenos mataram mais de 80 pessoas num teatro. Na tevê, a primeira edição do reality show Big Brother Brasil se tornava o programa de maior audiência de todos os tempos nos lares brasileiros.

    Luterprev 20 anos
  • A LUTERPREV comemora sua primeira década de existência, com seus planos de expansão programada sendo cumpridos.

    A LUTERPREV comemora sua primeira década de existência, com seus planos de expansão programada sendo cumpridos. Foi hora de lançar um novo produto, o LUTEReduc, um plano, que segue sendo comercializado, voltado especificamente para garantir a educação dos filhos no futuro. Os 10 anos de atuação chegam com resultados muito positivos: R$ 18 milhões em ativos no final de 2003 (crescimento de quase 40% sobre o final de 2002). Neste momento, se estabelece a meta de alcançar ativos de R$1 bilhão em 2018. O aniversário foi devidamente celebrado, ocasião na qual foram homenageadas algumas pessoas que tiveram participação ativa na trajetória da primeira década da LUTERPREV. A saber:

    - O então deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Júlio Redecker, responsável, em 1996, por abrir caminhos e dar agilidade o processo de aprovação dos planos previdenciários da LUTERPREV. Fez um trabalho voluntário e desinteressado. Reindecker faleceu em 2007 num acidente aéreo.

    - O jornalista econômico Affonso Ritter, primeiro a divulgar a marca LUTERPREV nos meios de comunicação. Ao longo dos anos, seguiu noticiando novidades e acontecimentos relacionados à organização, principalmente em sua coluna diária no Jornal do Comércio de Porto Alegre. Atualmente, também mantém um blog e participa da programação da Rádio Band RS.

    - O atuário da entidade, Carlos Henrique Radanovitsck recebeu a homenagem concedida a seu pai, Eduardo Radanovitsck, falecido em 1996. Atuário, além de matemático, foi responsável por orientar os primeiros estudos para a criação da LUTERPREV e, posteriormente, aprovar seus primeiros planos previdenciários.

    - Gottfried Brakemeier, pastor presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil (IECLB) no período de estudos sobre a viabilidade econômica e legal da criação da LUTERPREV, 1990 a 1993. Quando da constituição da entidade, foi seu presidente de honra.

    No Brasil e no mundo

    No primeiro dia de 2003, instituído Ano Internacional da Água Potável pela ONU, Luiz Inácio Lula da Silva assume a presidência do Brasil. O novo Código Civil Brasileiro, aprovado em 2011, entra em vigor, e a mais antiga emissora de tevê do País, Rede Record, completa 50 anos. n o Texas, EUA, a nave espacial Columbia explode, matando seus sete tripulantes, enquanto o presidente George W. Bush anuncia o fim da invasão no Iraque. O projeto Genoma Humano é finalizado, permitindo o sequenciamento do DNA, o que se torna uma revolução em várias áreas, inclusive jurídica, possibilitando a comprovação da paternidade. O Concorde, símbolo de uma era na aviação, faz seu último voo e, aqui, a moeda de R$1,00 fabricada em aço é recolhida pelo Banco Central e deixa de circular. Morrem o empresário italino Giani Agnelli, Dolly, a ovelha clonada seis anos antes, as cantoras Celi Campelo e Nina Simone, o poeta Haroldo de Campos e o legendário milionário Paul Getty.

  • A LUTERPREV honra suas origens e lidera o pool de patrocinadores do lançamento no Brasil do filme Lutero, produzido na Alemanha.

    A LUTERPREV honra suas origens e lidera o pool de patrocinadores do lançamento no Brasil do filme Lutero, produzido na Alemanha. Também participa dos festejos relacionados aos 180 anos do protestantismo no Brasil, com a inauguração de bustos de Martim Lutero no campus da Escola Superior de Teologia (EST), em São Leopoldo, RS, e em Friburgo, no Rio de Janeiro. Depois de ter lançado o LUTEReduc no ano anterior, a LUTERPREV apresenta ao mercado mais um produto desse mesmo nicho, o Plano Pensão Educacional. Formatado especificamente para garantir a continuidade dos estudos dos filhos, no caso de morte do contratante, o Plano Pensão Educacional é uma forma de assegurar-lhes os estudos até o final do Ensino Médio. Neste ano, Seno Leonhardt é reeleito presidente do Conselho Deliberativo da LUTERPREV.

    No Brasil e no mundo

    Nos Estados Unidos, George W. Bush era reeleito presidente; uma combinação de terremoto e tsunami atingiu pelo menos oito países asiáticos, deixando muitos milhares de mortos e cerca de cinco milhões de desabrigados. Bissexto, foi ano de olimpíadas, realizadas na Grécia, e da criação das redes sociais Orkut e Facebook. A série Lost era lançada e, no Haiti, o presidente Jean-Bertrand Aristide, deposto. Declarado Ano Internacional para celebrar a luta contra a escravidão e sua abolição, 2004 levou consigo o economista Celso Furtado, o líder palestino Yasser Arafat, os atores Christopher Reeve, que estrelou Superman, e Marlon Brando, a atriz Janeth Leigh, imortalizada na legendária cena do chuveiro no filme Psicose, de Alfred Hitchcock, os franceses Françoise Sagan, romancista, e Henri Cartier-Bresson, fotógrafo, Leonel Brizola e, ainda, o ex-presidente norte-americano Ronald Reagan.

  • A LUTERPREV inicia a comercialização de seu plano PRGP, e consolida sua governança.

    A LUTERPREV inicia a comercialização de seu PRGP – Plano com Remuneração Garantida e Performance, que segue sendo comercializado, consolida sua governança e fecha seu primeiro contrato corporativo com uma empresa multinacional, a alemã COMPO Expert, fabricante de fertilizantes, com atuação no Brasil desde 2001. Lauri Otávio Ludwig e Paulo Ricardo Dienstmann assumem as diretorias de Gestão Processual e de Gestão Mercadológica, respectivamente. Everson Oppermann passa a ocupar o cargo de diretor-geral da LUTERPREV.

    No Brasil e no mundo

    Com a morte de João Paulo II, o alemão Joseph Ratzinger assume o pontificado como Bento XVI, tornando-se líder máximo da Igreja Católica. Em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, o então deputado Roberto Jefferson denuncia o Mensalão e, em Fortaleza, é realizado o maior assalto a banco da história do Brasil (R$165 milhões). Tomado por terrorista, o brasileiro Jean Charles de Menezes é morto por policiais em Londres, enquanto, na Alemanha, Angela Merker é eleita chanceler, primeira mulher a ocupar o cargo em toda a história do país. O furacão Katrina deixa estragos por onde passa, arrasando a cidade de Nova Orleans, nos Estados Unidos. A capital gaúcha sediava o I Fórum Social Mundial, e o You Tube era criado. Entre os mortos de 2005, estão o cartunista Will Eisner, o escritor Arthur Miller, o príncipe Rainier III, de Mônaco, o músico cubano Ibrahim Ferrer, um dos integrantes do projeto Buena Vista Social Club, o político Miguel Arraes, o cantor italiano Sergio Endrigo, a Rainha do Rádio, Emilinha Borba, o comediante Ronald Golias, o museólogo e carnavalesco Clovis Bornay, o bailarino espanhol Fernando Bujones e o economista Peter Drucker.

  • A LUTERPREV realiza seu I Fórum de Educação Financeira, em Porto Alegre, RS.

    A LUTERPREV realiza seu I Fórum de Educação Financeira, em Porto Alegre, RS. A ação integra o Projeto de Educação Financeira (PEF) criado em 2002 e que, nessa altura, já está plenamente consolidado em escolas clientes de planos corporativos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Cássia D’Aquino, especialista e pioneira do estudo da Educação Financeira no país foi a palestrante do evento, que teve a participação de outros convidados e a mediação do jornalista Affonso Ritter. Aberto ao público, o I Fórum reuniu grande número de participantes, entre empresários, professores, estudantes e interessados no tema A Formação do Sujeito e da sua Autonomia: a Conquista da Qualidade de Vida pela Educação Financeira, que norteou os debates. Neste ano, Silvio Iung foi reeleito para a presidência do Conselho Deliberativo da LUTERPREV.

    No Brasil e no mundo

    Foi ano de Copa do Mundo, vencida pela Itália. Michelle Bachelet se elegeu para a presidência do Chile, tornando-se a primeira mulher a governar o país em toda a sua história. Na Venezuela e no Brasil, Hugo Chávez e Lula, respectivamente, são reeleitos. A doença do líder cubano Fidel Castro é anunciada ao mundo e seu irmão, Raúl Castro, assume o comando da ilha. O Brasil recebe a visita do Dalai Lama, e a Lei Maria da Penha, que pune autores de atos de violência contra a mulher, é sancionada. 2006 é, ainda, o ano do lançamento do Twitter e da descoberta, feita por astronautas da NASA, de que há água em Marte. Para vergonha da humanidade, morre o último exemplar da espécie dos pandas marrons, extinguindo-a da face da Terra.

    Neste ano, o mundo perdia o economista John Kenneth Galbraith, o filósofo e jurista Miguel Reale, o palhaço Carequinha, que divertiu gerações de brasileiros, o treinador de futebol Telê Santana, a feminista Betty Friedan, o comediante Bussunda e o ator Raul Cortez. Neste ano, morrem também o chileno Augusto Pinochet, o iraquiano Saddan Hussein e o ex-presidente dos Estados Unidos, Gerald Ford.

  • Autorizada a comercialização do PGBL, ativos crescem 25% em relação a 2006, e se realiza Fórum Regional de Educação Financeira.

    Neste ano, o Conselho Deliberativo autoriza a comercialização do Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL), e os ativos da organização crescem 25% em relação ao ano anterior. A Sênior Sistemas, uma das maiores desenvolvedoras brasileiras de sistemas para gestão, com matriz em Blumenau, SC, passa a ser cliente LUTERPREV, com a adesão a planos corporativos para seus colaboradores. Na cidade de Ivoti, RS, se realiza edição regional do Fórum de Educação Financeira LUTERPREV, levando o tema à discussão, com expressivo número de participantes.

    No Brasil e no mundo

    O movimento escoteiro completa 100 anos em 2007, enquanto a França abole constitucionalmente a pena de morte e a Bolsa de Valores de Xangai, na China, cai e abala as bolsas do resto do mundo. No mês de março, o presidente dos Estados Unidos, George W.Bush, faz uma turnê pela América Latina, que inclui o Brasil, com o objetivo de discutir acordos para o etanol e também de neutralizar a então crescente influência de Hugo Chávez no continente. O papa Bento XVI também visita o Brasil e preside a Conferência Episcopal da América Latina e do Caribe, ocasião em que é canonizado Frei Galvão, o primeiro santo nascido no Brasil. A Bulgária e a Romênia aderem oficialmente à União Europeia e o euro começa a circular na Eslovênia, enquanto o You Tube, que operava somente em inglês, passa a ter versões em outros idiomas, inclusive o português. No Brasil, a Varig é vendida para a Gol Transportes Aéreos, e a queda de um avião da TAM, o voo 3054, em São Paulo, deixa 199 mortos. Em Portugal, a pequena Madeleine McCann desparece, atraindo as atenções do mundo sobre o episódio, ocorrido no Algarve. A Apple lança o iPhone e a Microsoft, o Windows Vista. As tropas do Reino Unido retiram-se da Irlanda do Norte e passam o poder às autoridades locais, depois de 38 anos de ocupação, e, na Argentina, Cristina Fernández de Kirchner toma posse como a 56ª presidente. Entre as mortes de 2007, o mímico Marcel Marceau, os cineastas Ingmar Bergman, Michelangelo Antonioni e Carlo Ponti, este, deixando viúva a diva Sophia Loren, o ator Paula Autran, o banqueiro Guy de Rothschild, o escritor de best-sellers Sidney Sheldon, a atriz Nair Belo, o cantor Francisco Petrônio e o ex-presidente da Rússia Bóris Iéltsin.

  • A LUTERPREV alcança a liderança.

    A LUTERPREV alcança a liderança na comercialização do Plano com Remuneração Garantida e Performance (PRGP) no Brasil, posição que segue mantendo.

    No Brasil e no mundo

    Designado como Ano Internacional das Línguas, do Planeta Terra e do Saneamento, além de Ano Europeu do Diálogo Intercultural, 2008 assistiu a 29ª edição dos Jogos Olímpicos, realizada em Pequim. Pela primeira vez na história, o barril de petróleo alcançou o patamar de U$100. A Bovespa anuncia sua fusão com a BM&F, e o Itaú, com o Unibanco. O país, chocado, assiste a repercussão do assassinato da menina Isabella Nardoni por sua madrasta e seu próprio pai. Em Cuba, Fidel Castro renuncia e entrega a presidência e o comando das forças armadas do país a seu irmão, Raúl Castro. Bill Gates se retira da Microsoft para dedicar-se a fins filantrópicos, Fernando Lugo assume a presidência do Paraguai. O Google lança seu navegador Google Chrome e o sistema operacional Android, e a Câmara dos Representantes dos Estados Unidos rejeita o pacote de socorro de 700 bilhões de dólares ao setor financeiro, agravando a maior crise mundial do setor desde a Grande Depressão de 1929. No mês de novembro, Santa Catarina registra a pior tragédia natural de sua história, com enxurradas e deslizamentos que mataram mais de 100 pessoas. As atrizes Carmem Silva, Renata Fronzi e Dercy Gonçalves, o jornalista Artur da Távola, o empresário e animador Beto Carrero, a escritora Zélia Gattai, viúva de Jorge Amado, o estilista Yves Saint Laurent, o sambista Jamelão, a ex-primeira-dama do Brasil Ruth Cardoso, o cantor e compositor Dorival Caymmi, o banqueiro Olavo Setúbal, o cantor Waldick Soriano, os atores Paul Newman e Charlton Heston, e o escritor Arthur C. Clarcke morreram em 2008.

  • Com o mesmo sucesso de sua primeira edição, realizada em 2006, a LUTERPREV promove seu 2º Fórum de Educação Financeira.

    Com o mesmo sucesso de sua primeira edição, realizada em 2006, a LUTERPREV promove seu 2º Fórum de Educação Financeira, em edição nacional, em Porto Alegre, RS. Novamente mediado pelo jornalista de economia Affonso Ritter, o evento teve como tema Longevidade. As palestras e debates foram realizados por Lúcia França, doutora em psicologia social, com especialização em gerontologia, autora do livro O desafio da aposentadoria e consultora em programas de preparação para a aposentadoria, Dieter Kays, presidente e CEO da FaithLife Financial, congênere canadense da LUTERPREV, e Werner Bornholdt, doutor em psicologia das organizações e de recursos humanos. Também neste ano, é lançado o Programa de Comunidades Autossustentáveis (ProCAS), criado para promover a autossustentabilidade e a autogestão de comunidades eclesiásticas cristãs, independente de suas denominações. Uma das ações instituídas foram cursos destinados à qualificação dos profissionais desses núcleos religiosos, como secretários, administradores de paróquias, presbíteros, entre outras lideranças. Com formatação inédita, o Curso para Gestão de Comunidades Cristãs segue sendo oferecido gratuitamente pela LUTERPREV, mesclando conteúdos de teologia e gestão administrativa, com ênfase no terceiro setor, e tem mostrado resultados efetivos. Do currículo, entre outras, constam disciplinas de legislação, gestão contábil, elaboração de projetos e organização de eventos, além de estudos a respeito da matriz ético-confessional aplicada à administração das instituições. Cada edição oferece 40 vagas, com 120horas/aula e certificação fornecida pelas Faculdades EST, de São Leopoldo, RS.

    No Brasil e no mundo

    Entra em vigor o acordo ortográfico de 1990, que, entre outras mudanças, erradica o uso do trema na língua portuguesa. No Brasil, são feitas as primeiras transmissões de televisão de alta definição (HDTV). A economia da República Popular da China supera a da Alemanha e se torna a terceira maior do mundo. Evo Morales é reeleito para a presidência da Bolívia, José Mujica se elege presidente do Uruguai e Barack Obama toma posse como presidente dos Estados Unidos e, ainda neste ano, ganha o Nobel da Paz. A Petrobras realiza a primeira extração de petróleo da camada pré-sal e a fusão da Sadia e da Perdigão cria a giganteBrasil Foods SA. Porsche e Volkswagen também se fundem, enquanto, em Londres, o G20 anuncia injeção de US$ 1 trilhão, como forma de conter a crise mundial. O norte-americano Bernard Madoff é condenado a 150 anos de prisão pela maior fraude financeira da história, e na Áustria, o psicopata Jose Fritzl é sentenciado a prisão perpétua por manter por 24 anos a filha refém, ter quatro filhos com ela, matando um. A Walt Disney Company compra a Marvel Entertainment Inc. pelo valor de quatro bilhões de dólares, e a Microsoft lança o Windows 7. Entre as mortes do ano, a de Michael Jackson foi a mais ruidosa, mobilizando bilhões de pessoas no mundo inteiro. Também morreram os políticos João Pretto, Celso Pitta e Clodovil Hernandes, este, também estilista, o ex-presidente argentino Raúl Alfonsin, os artistas plásticos Xico Stockinger e Arcangelo Ianelli, o médico Aristodemo Pinotti, os cantores Bob Nelson e Zé Rodrix, a cantora Mercedes Sosa, as atrizes Dirce Migliaccio e Mara Manzan, a bailarina Pina Bausch, o dramaturgo Augusto Boal, o escritor Maurice Druon, o antropólogo Claude Lévi-Strauss, o produtor Herbert Richers, o locutor Lombardi, e Pedro de Orléans e Bragança, membro da família real brasileira.

  • Passam a ser clientes da LUTERPREV as Câmaras Brasil-Alemanha, a Menegotti Máquinas e Equipamentos Ltda. e a Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus da Bahia.

    Passam a ser clientes da LUTERPREV as Câmaras Brasil-Alemanha de todo o País, a Menegotti Máquinas e Equipamentos Ltda., com sede em Jaraguá do Sul, SC, e a Convenção das Igrejas Evangélicas Assembléia de Deus da Bahia. O contrato assinado com esta última representou a adesão a cerca de 1 mil planos LUTERPREV de uma só vez.

    No Brasil e no mundo

    Enquanto a China alcança mais um recorde como maior exportadora de produtos do mundo, Portugal e Argentina aprovam o casamento entre pessoas do mesmo sexo, e um terremoto mata 230 mil pessoas no já desolado Haiti. Entre os mortos, está a médica brasileira Zilda Arns, fundadora da Pastoral da Criança. O presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles, é eleito representante do Conselho Diretor do Banco de Compensações Internacionais (BIS) na Suíça, e um incêndio no Instituto Butantan, em São Paulo, destrói 500 mil amostras da maior coleção do mundo de espécimes de uma só região tropical do mundo. Na África do Sul, se realiza a Copa do Mundo de Futebol, vencida pela Espanha, e o universo das letras chora a morte de José Saramago, único lusófono a receber o Nobel de Literatura. A Apple lança o iPhone 4 e o iPad, enquanto a televisão brasileira comemora seus 60 anos de existência. O ex-presidente argentino Néstor Kirchner morre, e Dilma Russef é eleita presidente do Brasil, neste ano em que o Censo Demográfico aponta para 190.732.694 habitantes no País. Nos Estados Unidos, a United Airlines e a Continental Airlines fundem-se, criando a maior companhia aérea do mundo. Morrem o estilista Alexander McQueen, o ex-governador de São Paulo Orestes Quércia, o médico psiquiatra e José Angelo Gaiarsa, os atores Leslie Nielsen e Tony Curtis, as mães dos cantores Roberto Carlos, Lady Laura, e Chico Buarque, Maria Amélia Buarque, e o bibliófilo José Mindlin.

  • 28º lugar entre as empresas de previdência do País no Relatório Valor 1000.

    28º lugar entre as empresas de previdência do País no Relatório Valor 1000, publicado pelo jornal Valor Econômico, a LUTERPREV assume a aposentadoria complementar vitalícia das irmãs da Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo, RS, vinculadas à caixa de assistência mútua da instituição, garantindo-lhes amparo e segurança. Neste mesmo ano, sela convênio com a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) para gestão da Reserva Ministerial – Ministerium, um programa de seguridade dirigido a ministros religiosos desta Igreja em todo o Brasil, prevendo a acumulação financeira para a compra da casa própria.

    A LUTERPREV passa a apoiar as comemorações no Brasil dos 500 anos da Reforma Luterana, que se completarão em 2017. Também neste ano, parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) prevê a inclusão de temas relacionados a economia solidária nos conteúdos do Programa de Educação Financeira LUTERPREV (PEF).

    No Brasil e no mundo

    O assassinato de Bin Laden, a guerra na Líbia e a crise do euro estão entre os fatos mais marcantes do ano, mas o tsunami gigante que afetou a Central de Fukushima, no Japão, provocando a catástrofe nuclear mais grave dos últimos 25 anos, com mais de 20 mil mortos, foi tragicamente impactante. Em Cuba, aos 85 anos de idade, Fidel Castro abandona o último cargo oficial que ainda mantinha, a chefia do Partido Comunista, e o presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anuncia, em Havana, que está com câncer. Nos Estados Unidos, depois de várias semanas de duras negociações, o Congresso autoriza aumentar o limite da dívida (mais de 14,5 milhões de dólares), evitando que o país entre em moratória. A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, é reeleita, e, em Bruxelas os 17 países da Zona do Euro decidem pelo reforço ao Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FESF), pela recapitalização dos bancos e pela condenação da dívida grega. A população mundial chega aos sete bilhões de pessoas no mesmo ano em que o príncipe William, da Inglaterra, se casa com Kate Middleton. Silvio Berlusconi renuncia ao posto de chefe do governo italiano e o novo primeiro-ministro, Mario Monti, forma um governo de especialistas e apresenta um programa de austeridade. Em Paris, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel anunciam um acordo para salvar o euro, com um projeto de revisão dos tratados com sanções automáticas se o déficit superar 3% do PIB. Em 2011, morreram os escritores Moacyr Scliar, gaúcho, e Ernesto Sábato, argentino, o milionário John Paul Getty III, o ex-vice-presidente do Brasil José Alencar e as atrizes Annie Girardot, Elizabeth Taylor e Maria Schneider, esta, lembrada quase que unicamente por sua performance ao lado de Marlon Brando no polêmico filme Último Tango em Paris, de 1972.

  • Um ano histórico: é alcançada a marca de R$100 milhões em ativos, atingida depois de 15 anos de efetiva atuação no mercado.

    Um ano histórico: é alcançada a marca de R$100 milhões em ativos, atingida depois de 15 anos de efetiva atuação no mercado e que fez a LUTERPREV ingressar no grupo que se distingue por ter ultrapassado a linha que separa pequenas e médias empresas do setor. O feito reforçou a meta da organização de chegar a R$ 1 bilhão em 2028. Neste ano, a presidência do Conselho Deliberativo da LUTERPREV passou a ser de Eloy Teckemeier, substituindo Silvio Iung. Sob a coordenação geral da LUTERPREV, o livro 10 Anos de PEF foi editado para comemorar, mas principalmente para documentar a trajetória da pioneira iniciativa. Com relatos de professores, alunos e diretores de escolas integrantes do PEF, o livro teve lançamentos regionais, no Rio Grande do Sul (Ivoti, Horizontina, Ijuí, São Leopoldo e Porto Alegre) e em Santa Catarina (Jaraguá do Sul). Exemplares foram entregues a bibliotecas públicas das cidades com escolas participantes, com o objetivo de que o Programa pudesse ser conhecido e adotado por outros estabelecimentos. Em 2012, ainda, é relançada a Assistência Financeira LUTERPREV, que oferece a possibilidade de empréstimos para seus associados com juros justos, em valor de até 80% do montante acumulado em seus planos de previdência, ou consignado, com desconto na folha de pagamento, no caso de planos corporativos.

    Luterprev 20 anos Luterprev 20 anos
  • A LUTERPREV comemora 20 anos de existência, com mais de sete mil clientes.

    A LUTERPREV comemora 20 anos de existência, com mais de sete mil clientes. Neste ano, apresentou ao mercado seu Comboflex, no qual permite agrupar diferentes produtos, oportunizando aos clientes montarem suas próprias composições, com planos de aposentadoria, pensão, pecúlio e invalidez total e permanente, de acordo com suas necessidades e momento de vida.

    A LUTERPREV passa a apoiar as comemorações no Brasil dos 500 anos da Reforma Luterana, que se completarão em 2017. Também neste ano, parceria com a Fundação Luterana de Diaconia (FLD) prevê a inclusão de temas relacionados a economia solidária nos conteúdos do Programa de Educação Financeira LUTERPREV (PEF).

    No Brasil e no mundo

    Em janeiro, Barack Obama toma posse para mais um mandato na presidência dos Estados Unidos, e o trágico incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, RS, deixa 242 mortos, a maioria jovens universitários, e muitos feridos. Em fevereiro, se encerra o mandato de José Sarney como presidente do Senado, assumindo em seu lugar, sob protestos em todo País, Renan Calheiros; para surpresa do mundo, o papa Bento XVI renuncia ao pontificado; o atleta paraolímpico sul-africano Oscar Pistorius é detido como suspeito de ter matado a namorada, a modelo Reeva Steenkamp; na Rússia, cai um meteorito deixando 1,2 mil pessoas feridas, enquanto o asteroide 2012 DA14 passa muito próximo da Terra; na Bolívia, um jovem morre num estádio de futebol após ser atingido por um sinalizador, levando 12 torcedores do Corinthians à cadeia como suspeitos. No dia 13 de março, o cardeal argentino Jorge Mario Bertoglio é eleito o novo papa e passa a chamar-se Francisco. Em abril, em Porto Alegre, acontece a primeira manifestação popular no Brasil, motivada pelo aumento no preço das passagens de ônibus; Nicolás Maduro é eleito presidente da Venezuela e Horacio Cartes, do Paraguai. Em junho, a rainha Elizabeth, da Inglaterra, celebra seu 60º ano de reinado; em São Paulo, ainda por causa do preço das passagens de ônibus, a onda de protestos ganha força e acaba se espalhando pelo País, mobilizando mais de um milhão de pessoas; e o ex-agente da CIA Edward Snowden denuncia esquema de espionagem realizado pelo governo norte-americano. Em julho, no Egito, um golpe de estado derruba o presidente Mohamed Morsi. Na capital gaúcha, um incêndio destrói parte do Mercado Público, um dos ícones históricos da cidade e, no Reino Unido, nasce o primeiro neto do príncipe Charles, George, filho do príncipe William e de Kate Middleton, e terceiro na linha de sucessão do trono. Ainda em julho, em sua primeira viagem internacional, o papa Francisco chega ao Brasil para uma estada de uma semana, durante a XIV Jornada Mundial da Juventude, no Rio de Janeiro. Em agosto, no Egito, se inicia um sangrento conflito entre partidários e opositores do presidente deposto, com centenas de mortos e milhares de feridos.